Exames Cardiológicos >

Ecocardiograma com estresse farmacológico

Finalidade

O ecocardiograma de estresse (eco de estresse), é um exame de imagem que usa o ultrassom para mostrar como seu coração funciona durante a infusão de um fármaco que irá simular o efeito do exercício no coração. Este teste é usado para diagnosticar a presença ou ausência de doença arterial coronariana significativa.

Um ecocardiograma é realizado em repouso, depois durante níveis baixos, moderados e altos de dobutamina, com o paciente deitado.

Imagem Ecocardiograma com estresse farmacológico

Como é feito o exame

O cardiologista lhe explicará o teste, fará um breve histórico médico e responderá a qualquer pergunta que possa ter. Sua pressão arterial, frequência cardíaca e eletrocardiograma (ECG), serão monitorados antes, durante e após o teste.

Você será solicitado a remover todas as roupas da parte superior do corpo, vestir um vestido com a abertura para a frente e deitar-se em uma mesa de exame.

Eletrodos adesivos serão aplicados ao seu peito para monitorar e registrar sinais de ECG. Os locais no seu peito serão limpos com álcool e raspados, se necessário.

Uma abrasão leve também pode ser usada para garantir uma gravação de ECG contínua e livre de interferências.

Um tecnólogo ou enfermeiro inserirá uma linha intravenosa (IV), na veia de um de seus braços.

O médico aplicará um pouco de gel em uma pequena sonda de ultrassom, posicioná-lo no lado esquerdo do peito e fará várias imagens em repouso do seu coração. Para obter imagens de boa qualidade, é necessário aplicar pressão no peito com a sonda. As ondas de ultrassom são inofensivas ao organismo.

Sua pressão arterial em repouso, frequência cardíaca e ECG serão gravados.

Você será monitorado durante o teste. Se ocorrer algum problema, o médico interromperá o teste imediatamente. É muito importante que você informe ao médico se sentir algum sintoma, como dor no peito, tontura, falta de ar incomum ou fadiga extrema.

As imagens de eco do coração serão gravadas pelo médico em momentos separados durante o exercício.

Sua pressão arterial, frequência cardíaca e ECG serão monitorados de 3 a 6 minutos após o estresse.

Os dados serão revisados pelo cardiologista após a conclusão do teste. Um laudo será enviado ao médico envolvido em seus cuidados.

Antes do seu teste

  • Durante 48 horas antes do teste, interrompa o uso de betabloqueadores (selozok, atenolol, concor, concárdio), ou diltiazem (Cardizem, Balcor), e verapamil (Dilacoron).

No dia do seu teste

  • Durante seis horas antes do teste: Não consuma nada com cafeína.
  • Durante duas horas antes do teste: Não coma, beba ou fume.
  • Tome seus outros medicamentos habituais, a menos que indicado de outra forma pelo seu médico. Leve todos os seus medicamentos com você nos frascos originais.

Após o seu teste

  • Não há restrições após o eco do estresse.