Tromboembolismo pulmonar ou embolia pulmonar (TEP)
Trombo é o nome dado a um coágulo sanguíneo que se forma na parede de um vaso (artéria ou veia). Ele é estático. Quando ele se desprende e passa a viajar na corrente sanguínea chamamos de êmbolo. Uma tromboembolia pulmonar é um evento grave, com risco de vida.
A sequência de eventos que levam a esta condição se inicia com um trombo se formando no sistema venoso (trombose venosa profunda – TVP), usualmente nas veias das pernas. Ao se soltar, o êmbolo percorre o caminho até o ventrículo direito do coração e este o ejeta para os pulmões, através das artérias pulmonares. A embolia pulmonar é um bloqueio em uma ou mais artérias pulmonares. Ocorre então uma sobrecarga de pressão sobre o ventrículo direito e uma redução na capacidade pulmonar de oxigenar o sangue.
Os sintomas da embolia pulmonar podem variar bastante, dependendo da quantidade de pulmão envolvida, do tamanho dos coágulos e de uma doença cardíaca ou pulmonar subjacente. Os sintomas incluem uma súbita falta de ar, dor no peito, tosse com sangue, palpitações, palidez cutânea ou cianose e até síncope. A evolução para insuficiência respiratória pode acontecer em minutos ou horas, podendo levar à falência circulatória e morte.
O tratamento imediato é fundamental para reduzir o risco de morte e de possíveis sequelas. Tomar medidas para prevenir coágulos sanguíneos nas pernas ajudará a prevenir-se contra embolia pulmonar.