Síncope (desmaio)
A síncope é a perda repentina e transitória da consciência, em decorrência de uma diminuição do fluxo de sangue para o cérebro. É breve, inclui perda de tônus muscular e a recuperação da consciência ocorre de forma rápida e espontânea. Eventualmente podem ocorrer abalos musculares semelhantes a uma convulsão, mas são menos intensos e com menor duração.
A causa mais comum de síncope, em qualquer idade, é a chamada síncope neurocardiogênica, ou vasovagal. É relativamente benigna, pois não está associada a um maior risco de morte, porém pode gerar traumatismos diversos devido às quedas. Na síncope vasovagal, o paciente usualmente sente que vai desmaiar, o que lhe permite assumir uma posição defensiva para evitar se machucar com a queda.
No entanto, a síncope pode ser um sinal de problema sério no coração, como uma arritmia cardíaca ou uma embolia pulmonar. Se você ou alguém que você conhece tem mais de 50 anos e tem síncopes recorrentes, é prudente procurar atendimento médico imediato.
Na síncope de origem cardíaca, o paciente não percebe que vai desmaiar. Quando ocorre com o paciente sentado ou deitado, é um indício forte que sugere uma causa cardíaca para a síncope.
Um cardiologista irá avaliar a presença de anemia, desequilíbrios químicos no organismo, causados por medicamentos ou desidratação. Ele poderá solicitar exames de monitoramento do ritmo cardíaco (HOLTER), um eletrocardiograma ou qualquer outro teste para determinar se o desmaio é causado por um problema cardíaco ou não.