Endocardite infecciosa
A endocardite é uma infecção do endocárdio, que é o revestimento interno das câmaras e válvulas cardíacas.
A endocardite geralmente ocorre quando bactérias, fungos ou outros germes de outra parte do corpo, como a boca, se espalham pela corrente sanguínea e se ligam às áreas danificadas do coração. Se não for tratada rapidamente, a endocardite pode destruir ou danificar as válvulas cardíacas e levar a complicações mais sérias, com risco de vida.
Como existem muitas maneiras de desenvolver endocardite, o médico pode não ser capaz de identificar a origem exata dessa condição. No entanto, as pessoas com maior risco de endocardite geralmente têm válvulas cardíacas danificadas, válvulas cardíacas artificiais ou outros defeitos cardíacos congênitos.
A endocardite pode se desenvolver lenta ou repentinamente, dependendo de quais germes estão causando a infecção. As bactérias mais comumente envolvidas são do streptococcus e do grupo staphylococcus . Os sinais e sintomas de endocardite podem variar de pessoa para pessoa.
Sinais e sintomas comuns de endocardite incluem: febre e calafrios; um sopro cardíaco novo ou alterado; fadiga; articulações e músculos doloridos; suor noturno; falta de ar; dor no peito para respirar; inchaço nos pés, pernas ou abdômen; perda de peso inexplicada e diversas alterações na pele e órgãos internos.
Importante salientar que nenhum desses sintomas é específico de endocardite, portanto sempre procure aconselhamento médico especializado quando estiver experimentando sintomas incomuns ou persistentes.
Os tratamentos para endocardite incluem antibióticos e, em casos selecionados, cirurgia cardíaca.