Doença Aterosclerótica Coronariana
As artérias coronárias fornecem sangue ao coração. Quando estas ficam bloqueadas ou estreitadas, se reduz a quantidade de oxigênio e nutrientes recebidos pelo coração. Com o tempo, isso afetará o desempenho do coração. Se não for tratada, pode ocorrer um bloqueio completo das artérias com evolução para infarto agudo do miocárdio.
Existem muitos medicamentos para ajudar a controlar a doença arterial coronariana. O cardiologista poderá realizar testes e selecionar as drogas que são adequadas para cada caso. Comer alimentos saudáveis, fazer exercícios regulares, perder peso e parar de fumar ajudarão o corpo a manter as artérias limpas. No entanto, se você está sentindo dor no peito ou cansaço aos esforços, não faça exercícios físicos sem antes passar por uma avaliação com seu cardiologista.
Quando a doença progride além de certo ponto, pode ser necessário algum tratamento invasivo para desobstruir o(s) bloqueio(s). Os tipos de tratamento geralmente realizados são Angioplastia com colocação de stent, em alguns casos, a cirurgia de revascularização do miocárdio (ponte de safena), que também é usada para restaurar o fluxo de sangue para o coração.