Aterosclerose (placa nas artérias)
A aterosclerose ocorre quando há um acúmulo de placas e depósitos de gordura nas artérias. Esse acúmulo é nocivo e pode restringir o fluxo de sangue através do vaso acometido. As artérias são grandes vasos que transportam sangue com nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo. Com a evolução da aterosclerose, essas artérias ficam com o diâmetro interno reduzido, o que afeta o fornecimento de sangue a um ou mais sistemas do corpo.
É a principal causa de infarto agudo do miocárdio. No entanto, o estreitamento de qualquer artéria por aterosclerose pode levar a complicações graves, como por exemplo: o estreitamento das carótidas, podendo levar ao AVC (derrame), estreitamento das artérias das pernas, levando à doença vascular periférica, estreitamento das artérias renais, causando hipertensão arterial (chamada hipertensão renovascular), e etc.
Esta doença não é apenas evitável, mas potencialmente reversível. Mudar a dieta, cessar o tabagismo e incluir exercícios físicos em sua rotina diária são medidas comprovadamente eficazes para retardar e reverter os efeitos desta doença. Um cardiologista poderá definir a necessidade do uso de medicamentos para baixar o colesterol. Casos mais graves podem exigir tratamentos mais invasivos.
Os tipos de tratamentos invasivos utilizados para reparar os danos da aterosclerose são a angioplastia, com ou sem a colocação de stents, a cirurgia de bypass, na qual um cirurgião usará uma porção de outra veia ou malha cirúrgica para criar uma nova rota para o sangue fluir, "contornando" a área bloqueada da artéria, e a endarterectomia, na qual o cirurgião abre a artéria e retira a placa de colesterol, reestabelecendo o fluxo no vaso.