Ecodoppler de carótidas
Finalidade
Um Doppler carotídeo é um exame de imagem que usa ultrassom para examinar as artérias carótidas localizadas no pescoço. Este teste pode mostrar estreitamento ou possíveis bloqueios devido ao acúmulo de placa nas artérias (aterosclerose).
Como é feito o exame
Uma sonda de ultrassom é colocada no pescoço do paciente e ondas sonoras de alta frequência são usadas para criar imagens das artérias. A tecnologia Doppler é usada para analisar a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo. As imagens são exibidas em um monitor e gravadas digitalmente. As ondas de ultrassom são inofensivas ao organismo.
Descrição
Um médico explicará o teste e responderá a quaisquer perguntas que você possa ter.
Você será solicitado a deitar-se sobre uma mesa de exame, com a cabeça em um travesseiro, ligeiramente virada para o lado que está sendo examinado.
O médico então aplicará um pouco de gel em uma pequena sonda de ultrassom e o posicionará em um lado do pescoço. Para obter imagens de boa qualidade, é necessário aplicar alguma pressão com a sonda.
Você ouvirá sons devido ao Doppler.
As imagens das artérias serão gravadas e várias medidas serão tomadas.
Os dados serão revisados pelo cardiologista e um laudo será enviado ao médico envolvido em seu atendimento.
Instruções ao Paciente
Não há preparação específica necessária para um Doppler carotídeo. Você pode comer e beber como de costume antes do teste. Continue com todos os medicamentos prescritos como faria normalmente.
Não há restrições após o Doppler carotídeo.
Instruções Especiais
O paciente deve trazer uma lista dos medicamentos atuais. Jejum (não comer), antes do teste não é necessário.