Insuficiência Cardíaca Congestiva
O coração tem a função de bombear o sangue através de todo o sistema circulatório. Para isso, ele necessita enviar o sangue venoso, já utilizado pelo corpo, para os pulmões. Os pulmões, por sua vez, farão as trocas gasosas necessárias no sangue (sai CO2 e entra O2), e o mesmo retorna ao coração, sendo então ejetado para ser utilizado novamente.
Para desempenhar essa função, o coração deve poder exercer uma função sistólica eficaz (de contração/ejeção do sangue), e uma função diastólica igualmente eficaz (de relaxamento). Tanto a disfunção sistólica quanto a diastólica podem gerar mau funcionamento da bomba cardíaca.
A insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva é uma doença na qual o coração não é mais capaz de bombear sangue suficiente para manter seu corpo suprido. Artérias estreitadas ou pressão arterial alta podem prejudicar o coração, deixando-o rígido e fraco e incapaz de bombear o sangue de forma eficiente.
Os sintomas incluem falta de ar, fraqueza, inchaço (edema) nas pernas, tornozelos e pés, fadiga batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tosse persistente; súbito ganho de peso pela retenção de líquidos.
Existem várias causas para insuficiência cardíaca, e sempre que o cardiologista diagnostica que o coração está grande e fraco, um tratamento específico com remédios será prescrito, bem como exames de investigação da causa serão solicitados.
Algumas das condições que causam insuficiência cardíaca são reversíveis, mas outras não. Entretanto, esta condição sempre deve ser tratada. O cardiologista prescreverá medicamentos e recomendará redução da ingestão de sal, controle do peso e do estresse. Todas essas mudanças ajudarão a melhorar os sintomas de insuficiência cardíaca.