Fibrilação atrial
A fibrilação atrial é um tipo de arritmia cardíaca. Ocorre quando as câmaras superiores do coração (átrios), batem rapidamente enviando sinais elétricos de forma muito rápida para os ventrículos, gerando batimentos cardíacos fora de sincronia entre as câmaras inferiores e superiores do coração. Quando isso ocorre, os pacientes podem sentir falta de ar, fraqueza e sensação de palpitações no coração.
Dependendo da necessidade, o médico pode usar um método chamado cardioversão elétrica. Neste procedimento, o paciente é sedado e pás elétricas são usadas para aplicar uma corrente de energia pelo coração, reiniciando o ritmo cardíaco.
Os tratamentos para a fibrilação atrial incluem medicamentos para controlar a frequência cardíaca ou o ritmo do coração. Dependendo do caso, também poderá ser indicado o uso de anticoagulantes para a prevenção da formação de coágulos sanguíneos. A fibrilação atrial predispõe ao surgimento de coágulos sanguíneos dentro da cavidade atrial esquerda, e isso aumenta muito o risco de um acidente vascular cerebral (AVC ou derrame).
Pacientes muito sintomáticos que não toleram os batimentos cardíacos irregulares e rápidos, e não obtiveram controle dos sintomas com medicações para arritmia, podem ser candidatos ao tratamento por ablação por cateter. Converse com seu cardiologista sobre as opções de tratamento disponíveis no seu meio.